A cada dia a expectativa em relação à campanha eleitoral vai crescendo. Existem duas disputas bem distintas em relação ao modo de se trabalhar a campanha. Enquanto os presidenciáveis e os governadores notadamente “esperam” o inicio da propaganda eleitoral, os candidatos ao Senado e as Câmaras Federal e Estadual, intensificam suas campanhas com a formulação de alianças e de presença junto ao Eleitorado. A eleição presidencial vem neste momento da campanha se mantendo estável em relação à intenção de votos captadas pelo mais diversos institutos de pesquisas, onde se demonstra o empate técnico entre a candidata do PT, Dilma e o candidato Serra do PSDB, e Marina Silva do PV, se mantendo em terceiro. Mesmo havendo a presente estagnação, setores do PT, esperam que com a chegada da propaganda de Rádio e Televisão, a Candidatura Dilma se firme e tenha condições de ganhar ainda em primeiro turno, pois segundo a avaliação de sua campanha e apesar da estagnação atual do quadro, a candidata de Lula subiu muito nos últimos meses, chegando inclusive em algumas pesquisas a figurar na frente. Apostam na entrada na campanha do Presidente Lula, para que com sua popularidade e aprovação consiga atingir esta meta. Não diferente da estratégia do PT, o PSDB de Serra, vai também apostar suas fichas da mesma forma, procurando explorar a mídia para se possível desvincular Lula de Dilma e subir nas pesquisas. Marina Silva precisa mais do que os outros concorrentes, deste espaço de mídia, em função de ter pouco palanque e militância nos mais diversos Estados, mais dificilmente poderá mudar o quadro, pois o tempo que irá dispor é bastante reduzido.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Retorno dos trabalhos na Câmara Municipal
Com o reinício das atividades da Câmara Municipal de Acopiara, após o recesso, na primeira semana de agosto estaremos através deste blog, passando para a população a discussão das matérias ali apreciadas. Através deste canal, poderemos interagir com a sociedade e melhor formar nossa opinião em relação aos atos ali praticados, sendo também uma grande ferramenta para apresentação das justificativas de cada voto deste parlamentar. Vamos ainda, procurar lançar os projetos que tramitarão na casa e discutir neste segundo semestre, assuntos que se tornaram relevantes em função de aprovação na Câmara Municipal. Vários projetos foram aprovados, mas alguns deles apresentaram uma maior discussão como, por exemplo, a ampliação da carga horária dos professores e/ou ainda a criação da previdência municipal. Na medida do possível, vamos discutir sobre todos eles e se houver condição necessária, introduziremos um link para localização dos Projetos de Leis na Casa aprovados
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Pesquisa datafolha para o Governo do Ceará
Circula hoje no jornal o Povo, a primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo datafolha para Governador do Estado do Ceará. Os números demonstram vantagem considerável do atual Governador Cid Gomes em relação aos outros concorrentes. Apesar de ser apenas a primeira pesquisa, é sempre alentador estar na frente, pois as pesquisas servem de embasamento para tomadas de decisões e definição de estratégia de campanha. Evidentemente não se pode dizer que haja uma definição do quadro eleitoral, basta lembrar que na eleição anterior, era larga a vantagem de Lúcio Alcântara em relação ao seu maior concorrente à época, Cid Gomes, que reverteu o quadro após o inicio da propaganda eleitoral em Radio e televisão, porém, vale salientar que cada eleição, será sempre diferente tendo suas particularidades, características e conjunturas diferentes. Algumas situações merecem destaque como, por exemplo, na eleição anterior, a polarização entre apenas dois candidatos, a onda Lula e o rompimento do Senador Tasso Jereissati com o grupo de Lúcio Alcântara, que gerou uma conjuntura favorável a vitoria de Cid Gomes. Para esta Eleição o quadro se apresenta bastante modificado, pois existem três candidatos com forte atuação política, tendo ainda outro fator que merece destaque, que é a curta campanha que teremos, pois estamos a praticamente dois meses da eleição e as campanhas ainda não começaram efetivamente, o que tornará o tempo bastante escasso. Junte-se a isso a campanha nacional, que em várias situações contribui positiva ou negativamente nas campanhas estaduais, dependendo do desempenho de cada partido, aliás, sabe-se que pelo menos dois palanques estarão à disposição da candidata Dilma (Cid Gomes e Lúcio Alcântara) e apenas um a Serra (Marcos Cals). O fato é que o resultado da pesquisa não pode ser desprezado, nem tão pouco servir de comodismo para quem está na frente e sim para que os candidatos analisem o quadro eleitoral e transmitam confiança para seus seguidores, pois as avaliações dependem do ponto de vista de cada um. Para o Governador que se apresenta a frente, (tanto na estimulada, quanto na espontânea) sempre é muito bom está na ponta, para Lúcio Alcântara que se apresenta com bom desempenho em segundo lugar e tem menos apoio político ou para Marcos Cals, que em menos de trinta dias de campanha já chegou à marca de sete pontos percentuais. O certo é que as avaliações neste primeiro momento da campanha serão positivas dentro das coordenações das campanhas iniciadas.
RESPOSTA ESTIMULADA
Cid Gomes (PSB) – 47%
Lúcio Alcântara (PR) – 26%
Marcos Cals (PSDB) – 7%
Gonzaga (PSTU) - 2%
Soraia Tupinambá (Psol) – 1%
Em branco/Nulo/Nenhum – 4%
Não Sabe – 13%
Os candidatos Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) foram mencionados, mas não atingiram 1% das intenções.
Lúcio Alcântara (PR) – 26%
Marcos Cals (PSDB) – 7%
Gonzaga (PSTU) - 2%
Soraia Tupinambá (Psol) – 1%
Em branco/Nulo/Nenhum – 4%
Não Sabe – 13%
Os candidatos Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) foram mencionados, mas não atingiram 1% das intenções.
DATAFOLHA ESPONTÂNEA
Cid Gomes - 18%
Lúcio Alcântara - 8%
Marcos Cals - 3%
Outros - 4%
Não sabe - 63%
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
Lúcio Alcântara (PR) - 24%
Cid Gomes (PSB) - 23%
Gonzaga (PSTU) - 19%
Soraya Tupinambá (Psol) – 17%
Nat (PCB) – 17%
Marcelo Silva (PV) – 15%
Marcos Cals (PSDB) – 15%
Votaria em qualquer um/Não rejeita nenhum - 13%
Rejeita todos/Não votaria em nenhum – 3%
Cid Gomes (PSB) - 23%
Gonzaga (PSTU) - 19%
Soraya Tupinambá (Psol) – 17%
Nat (PCB) – 17%
Marcelo Silva (PV) – 15%
Marcos Cals (PSDB) – 15%
Votaria em qualquer um/Não rejeita nenhum - 13%
Rejeita todos/Não votaria em nenhum – 3%
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Registro de candidaturas para o Governo do Estado do Ceará
A campanha para o Governo do Estado do Ceará se iniciou e promete ser bem disputada. As coligações estão formadas e após a realização das convenções os pedidos de registro de candidaturas foram enviados ao TSE, onde postulam o cargo sete nomes, constando candidatos por três coligações e quatro candidaturas que concorrem sem se coligarem com outros partidos. Diferentemente do que se poderia imaginar a bem pouco tempo, a disputa promete ser bastante movimentada, em função de que, dos candidatos apresentados, pelo menos três tem forte presença partidária e atuação política de destaque no cenário estadual, (incluindo-se ai o Governador Cid Gomes que tentará a reeileição), tendo a condição de obterem um bom desempenho nas urnas. Aos demais, com pouca expressividade política e palanque reduzido a apenas uma sigla, terão uma difícil tarefa para se inserirem no contexto político de forma representativa, dada a dificuldade de estruturação e apoio político, principalmente de bases no interior do Estado.
Registraram a candidatura.
Cid Gomes – Coligação: Por um Ceará melhor para todos – PRB / PDT / PT / PMDB / PSC / PSB / PC do B.
Lúcio Alcântara – Coligação: Para fazer brilhar o Ceará – PR / PPS
Marcos Cals – Coligação: Por um Ceará moderno e forte – DEM / PSDB
Gonzaga (Francisco das Chagas Gonzaga) – Sem coligação – PSTU
Nati (Maria da Natividade Pinho Belém Rocha) – Sem coligação – PCB
Marcelo Silva – Sem coligação – PV
Soraya Tupinambá – Sem coligação - PSOL
Registraram a candidatura.
Cid Gomes – Coligação: Por um Ceará melhor para todos – PRB / PDT / PT / PMDB / PSC / PSB / PC do B.
Lúcio Alcântara – Coligação: Para fazer brilhar o Ceará – PR / PPS
Marcos Cals – Coligação: Por um Ceará moderno e forte – DEM / PSDB
Gonzaga (Francisco das Chagas Gonzaga) – Sem coligação – PSTU
Nati (Maria da Natividade Pinho Belém Rocha) – Sem coligação – PCB
Marcelo Silva – Sem coligação – PV
Soraya Tupinambá – Sem coligação - PSOL
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Fim da copa e início da campanha eleitoral
No Brasil como em vários países do mundo, as pessoas param para ver as copa do mundo de futebol. Infelizmente nós brasileiros acabamos eliminados e não conseguimos alcançar o tão sonhado hexacampeonato. No próximo domingo, Espanha e Holanda irão disputar a grande final e então o seleto grupo de campeões mundiais terá mais um participante, tendo em vista nenhum dos países haver obtido anteriormente esta conquista. Da mesma forma como acompanhamos o futebol, temos a particularidade de acompanharmos as disputas eleitorais de maneira ativa. Em ano de eleição as pessoas se contagiam e as campanhas ganham os noticiários e se impõe a qualquer outro interesse, se tornando o centro das atenções. Este ano, em função da copa, as atenções foram divididas, mas com a precoce eliminação do nosso selecionado, as atenções se voltaram para o processo eleitoral. As convenções foram realizadas e os candidatos lançados. A partir de agora o jogo começa pra valer. A dinâmica da política é o grande atrativo, onde a cada dia novos fatos elevam ou diminuem a condição de cada candidato. A campanha pela presidência da República promete ser uma das mais acirradas, enfim, como já falei a dinâmica do processo é incrível, e em cada ato e a cada novo dia de campanha novas situações surgem, basta termos como exemplo o quadro político do Estado do Ceará, que caminhava para uma candidatura praticamente única e que após as convenções passou a ser disputado de forma acirrada com postulações de pelo menos três candidaturas fortes, o que é de fato muito bom e relevante para o processo democrático. Assim acompanharemos a cada dia as campanhas e na medida do possível, vamos procurar associar situações e emitir posicionamento quanto ao quadro político atual.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Canal de Comunicação
Estamos em uma sociedade cada vez mais participativa, onde as informações andam a uma velocidade imensa. Os meios de comunicação se revolucionaram com a inserção da internet no dia a dia de cada um de nós. As informações são repassadas em tempo real e com um conteúdo rico, que inclui todos os dados necessários para a formação de opinião em todos os assuntos do cotidiano. Com o acesso cada dia mais fácil e com a rapidez introduzida pela banda larga, a internet vem influenciando cada vez mais seus usuários. Novos blogs são criados, páginas de relacionamento entre as pessoas são aprimoradas, redes sociais crescem, o comércio virtual já é uma realidade, enfim, estamos na era da tecnologia. Visando acompanhar o momento e dar suporte ao mandato de vereador, me surgiu então à idéia deste canal, no sentido de criar o elo necessário para divulgação dos trabalhos legislativos, bem como prestar informações relevantes do dia a dia de nossa sociedade em seus vários cenários (políticos, administrativos, esportivos, entretenimentos, culturais, educacionais, etc.) e comentar fatos de interesse da população sempre no sentido de colaborar e construir idéias que venham a acrescentar de forma positiva um debate para assuntos que possam ser de interesse geral. Com esta proposta, espero ser útil e manter atualizadas, as pessoas que acompanham meu mandato.
Assinar:
Postagens (Atom)